lancha hidrográfica - significado y definición. Qué es lancha hidrográfica
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es lancha hidrográfica - definición

Lancha Poveira

Lancha poveira         
thumb|360px|Azulejo alusivo às lanchas e catraias.
Caneta hidrográfica         
Caneta hidrográfica, marcador ou caneta de feltro é um tipo de caneta com ponta de diâmetro variável, cuja tinta umedece uma ponta de feltro usada para escrever e desenhar. É possível encontrar no mercado diversos tipos de canetas hidrográficas, para as mais diferentes aplicações, e com carga de tinta nas cores mais variadas.
Bacia do Alto Tietê         
A Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) é uma bacia hidrográfica com 5 868 km² de área de drenagem, dividida em seis sub-bacias que drenam os principais rios da Região Metropolitana de São Paulo: Sub-bacia Cabeceiras, Sub-bacia Cotia-Guarapiranga, Sub-bacia Billings-Tamanduateí, Sub-bacia Juquery-Cantareira, Sub-bacia Jusante Pinheiros-Pirapora e Sub-bacia Penha-Pinheiros.

Wikipedia

Lancha poveira

A lancha poveira é um género específico de barco caracterizado por um casco largo e leme de grande profundidade, havendo diferentes lanchas com diferentes dimensões, aspectos e faina. Estas têm dimensões que vão de entre 4 a 5 até 13 a 14 metros de comprimento. A enorme vela de pendão era o seu principal meio de propulsão, ocasionalmente aliado por um conjunto de remos. A grande vela feita de lona tinha feitio trapezoidal. A Lancha Poveira do Alto é uma embarcação grande e adaptada ao mar alto destinada à captura de pescada; a Catraia Pequena destinava-se à captura de sardinha; a Catraia Grande para a pesca da raia e o Caíco para a faneca.

A embarcação chegou a ter dois mastros, duas velas e 21 homens, distribuídos por cinco bancos e dez remos, quatro homens em cada banco, dois por cada remo, comandados pelo mestre, também conhecido como Patrão. Havia lanchas com doze remos, logo o número de homens nos bancos poderia subir até 30. As lanchas de maior dimensão destinavam-se à pesca do mar alto, onde se localizava o peixe de melhor rendimento.

A lancha poveira tinha sempre siglas poveiras próprias que asseguravam a individualidade de cada lancha e serviam tanto de identificação pela comunidade como de protecção mágico-religiosa no mar. Ao arrasto das lanchas para a praia está associada a expressão Ala-Arriba!.